terça-feira, 22 de abril de 2014

Qual é a origem do nome "Lua de Sangue"?

Fonte: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Você já deve ter ouvido alguém atribuir o nome "Lua de Sangue" ou "Lua Sangrenta" ao ultimo eclipse ocorrido (15 de abril), mas já se perguntou o porquê de tal nome?

Há passagens na bíblia que parece explicar o tal nome:

"Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue" (AP 6:12);

"O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor" (Joel 2:31).

Um pastor americano chamado John C. Hagee (que tem uma página no Wikipedia) escreveu um livro chamado Four blood moons: Something Is About to Change (Quatro luas de sangue: algo está prestes a mudar, em tradução livre) que fala sobre a relação das "luas de sangue" com a passagem bíblica acima (Joel 2:31).

O primeiro eclipse do ano (15 de abril) faz parte de uma tétrade, que é considerada especialmente significativa, porque coincide com duas importantes festividades judaicas: a Páscoa ou Pessach, que celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito, e a Festa dos Tabernáculos, que remete ao tempo vivido em tendas, durante a peregrinação pelo deserto.

Porém, a tétrade é um fenômeno perfeitamente explicado e previsível: só neste século serão oito, sendo a que se iniciou neste ano a segunda delas. "O calendário judaico é baseado na Lua, e eventos festivos comumente correm em dias de Lua cheia, quando também há eclipses. Por essa razão, os eclipses eventualmente coincidem com essas datas", explica Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos.

"Cor de Sangue":
Evolução de um eclipse total da Lua. Nas duas imagens acastanhadas, o tempo de exposição foi muito maior que nas fases parciais porque a lua está a atravessar a umbra (a parte mais escura da sombra do nosso planeta).
Fonte: AstroPT.
Em termos leigo, eclipse lunar ocorre quando a lua passa pela umbra (a parte mais escura da sombra do nosso planeta) da terra, o oposto ocorre com os eclipse solar, que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol.

Durante um eclipse total da Lua, este astro não desaparece na sombra do planeta, fica muito mais escuro mas ainda é iluminado por essa luz que a nossa atmosfera dispersa e refracta, comportando-se como uma lente gigante.

Observe a ilustração (do ultimo eclipse) abaixo para ter um melhor entendimento:


Repare na "bola" vermelha na ilustração acima, ela é a umbra da terra. Quando a lua (os vários círculos da ilustração) passa pela umbra, ela adquire a "cor de sangue" que vemos durante o eclipse lunar.

Fonte: AstroPTVeja, Bíblia Sagrada Online¹ Bíblia Sagrada Online².

Obs: Caso ache um erro neste post, avise nos comentários, pois assim estará ajudando a melhorar este blog, que tem como objetivo a divulgação científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...