sábado, 31 de agosto de 2013

Rover Curiosity observa eclipse anelar do Sol pelo satélite natural Phobos em Marte

Eclipse anelar em marte capturada pela lente
telefoto da câmera do rover Curiosity, da NASA


Imagens feitas com a lente telefoto da câmera do rover Curiosity da NASA em Marte registrou a maior lua do planeta, Phobos, passando diretamente em frente ao Sol – essas são as imagens mais nítidas de um eclipse solar já feitas desde o solo do planeta Marte.

Phobos, não cobriu totalmente o Sol, como visto desde a superfície de Marte, assim o eclipse foi o do tipo conhecido como anelar. Um conjunto de três frames feitos pela Mast Camera (Mastcam) do Curiosity, com três segundos de intervalo entre eles enquanto Phobos eclipsava o Sol, está disponível em: http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA17356 .

As imagens representam os primeiros frames de resolução completos que foram transmitidos para a Terra na série de imagens enviadas em 17 de Agosto de 2013. A série poderá mais tarde fornecer um filme do eclipse. O Curiosity parou a sua caminhada durante esse dia para poder registrar o eclipse.

“Esse evento aconteceu perto do meio dia para a hora local do Curiosity, que colocou Phobos no seu ponto mais próximo do rover, aparecendo maior contra o Sol do que ele apareceria em outras horas do dia”, disse Mark Lemmon, da Universidade A&M Texas em College Station, um copesquisador que utiliza a Mastcam do Curiosity.  “Isso é o mais próximo de um eclipse total do Sol que você pode observar em Marte”.

Observações feitas das luas marcianas, Phobos e Deimos, pelo rover Curiosity e pelo antigo mais ainda ativo rover Opportunity, estão ajudando os pesquisadores a obterem um conhecimento mais preciso da órbita das luas. Durante as observações de 17 de Agosto de 2013, a posição de Phobos cruzando o Sol foi de 2 a 3 quilômetros mais perto do centro da posição do Sol, do que antecipavam os pesquisadores.

Lemmon disse, “Essa é de longe a imagem mais detalhada de qualquer trânsito lunar marciano, já feita, e é especialmente útil, pois é de um eclipse anelar. Ela mostrou que o eclipse aconteceu mais perto do centro do Sol do que foi previsto, de modo que nós aprendemos alguma com isso”.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, gerencia o Programa Mars Science Laboratory para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity do projeto.

A empresa Malin Space Science Systems, em San Diego, construiu e opera o instrumento Mastcam e dois outros instrumentos do Curiosity.

Mais informações sobre o Curiosity podem ser encontradas online em http://www.jpl.nasa.gov/msl , http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/ . Você pode seguir a missão no Facebook, em:  http://www.facebook.com/marscuriosity e no Twitter em http://www.twitter.com/marscuriosity .

Fonte: [http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-263/CiencTec]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...